
“Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.” (2Timóteo 3:2)
Em 2Timóteo 3:2 profetiza a desobediência aos pais que atualmente acontece de maneira muito comum, porem, o fato de ser comum não significa que seja aceitável. Atualmente o que mais tem são filhos desobedientes aos pais. É isso que o apóstolo Paulo nos alerta.
Em Efésios 6:1-3 diz que a obediência aos pais é o primeiro mandamento que tem uma promessa, fazendo isso para que tudo corra bem e vivamos muito tempo na terra.
“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras : “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” (Efésios 6:1-3)
Os filhos que honram aos pais serão bem aventurados, porque existe uma promessa de vida longa e viver bem na terra. O exemplo dos dias atuais são de jovens que morrem muito cedo e têm uma vida não muito fácil envolvidos com vícios e tudo isso é culpa da desobediência aos pais.
Honrar aos pais significa respeitá-los, amá-los, obedecê-los, protegê-los e valorizá-los. O mal dos jovens atualmente é pensar que sabem mais que os pais; muitos já não querem mais obedecê-los pois pensam que as suas ordens e seus conselhos estão ultrapassados e que não servem mais para este tempo moderno.
“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso.” (Colossenses 3:20)
A obediência aos pais tem sido trocada pela desobediência, muitos filhos preferem seguir as regras que o mundo dita a obedecer aos pais.
O próprio Senhor nos exorta a obedecermos aos nossos pais. Mesmo que eles sejam carrancudos, grosseiros ou sem afeto natural; apesar disso precisamos honrá-los, pois isto é agradável ao
Senhor.
No Antigo Texto Sagrado, os filhos que se rebelavam contra os pais eram mortos. É necessário saber que a obediência aos pais não é um pedido, mas sim uma ordem do Senhor; quem desobedecer essa ordem está pecando.
“Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos.” (Provérbios 30:17)
Atualmente muitos filhos já abandonaram seus pais e já nem querem mais saber deles. O Senhor observa tudo e nos cobrara tudo.
Há filhos que zombam dos próprios pais. Sentam-se ao lado de amigos e dizem que o pai ou mãe, ou ambos são chatos ou coisas muito piores. Às vezes o pai ou a mãe pede ao filho para fazer algo, e ele se nega a fazer, como se os pais não fizesse nada para o filho.
Cada palavra que nos pronunciamos contra os nossos pais pesa diante do Senhor. Talvez nos não façamos a real ideia de como o Senhor abomina isso.
Como profetizado em 2Timóteo 3:2, que nos últimos dias haveria homens amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mãe, ingratos, profanos. Saiba que o Senhor observa tudo aquilo que dizemos e fazemos. O nosso dever como filhos é obedecer a nossos pais, independente da nossa idade.
Quem quer ser dono da própria vida deve alugar uma casa e sair da casa dos pais, trabalhando para pagar a casa alugada e pagando as outras contas. Porque enquanto estiver sob o teto dos pais, tem o dever e a obrigação de dar satisfações em tudo a eles. E ainda terá de obedecer as regras impostas.
Honrando aos pais teremos a bênção do Senhor, e a promessa Dele, em decorrência da obediência, se cumprirá em sua vida; mas aí de quem se maldisser, zombar, desobedecer, desrespeitar e desprezar aos seus pais.
Só devemos desobedecer a ordem dos pais quando o que eles pedem pra fazer contraria as leis do Senhor. Nesses casos, devemos obedecer ao Senhor; e façamos como Pedro e os outros apóstolos que preferiram obedecer a Deus do que aos homens.
“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29)
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário