“Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.” (Jó 14:7)

Em Jó 14:7, Jó diz que há esperança para a árvore cortada, porque ao cheiro das águas brotará. Jó falou isso em um momento de aflição, sem esperanças de um futuro melhor.

Ele estava vendo seus medos se realizarem. No versículo seguinte Jó faz uma comparação entre o renovo da árvore e a vida humana, como se para o homem não houvesse esperança.

Porém, no livro de Jó acontece uma reviravolta que o Senhor fez na vida dele. Jó não entendia o motivo de tanto sofrimento, logo fez aquele comentário, porém, mesmo diante dos sofrimentos, não deixou de ter um relacionamento com o Senhor.

Passamos por situações que vemos a nossa volta e não vemos uma saída, como ao olhar para uma árvore sem vida, no entanto assim como a árvore se renova ao cheiro das águas, da mesma forma o Espírito do Senhor renova nossas forças.

“mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40:31)

Nos momentos de desespero devemos buscar em Deus a renovação. Jó no capítulo 42, para para ouvir a voz do Senhor e faz uma oração declarando que o Senhor tudo pode e que nada impede o Seus planos. Mesmo que nos não estejamos vendo uma saída para nossos problemas, lembramos que nada foge do controle do Senhor. Nada pode impedir os planos de Deus para nossas vidas.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor ; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11)

Em outras traduções a palavra pensamentos é trocada por planos, ou seja, Deus tem planos de paz para nossas vidas, planos bons, e na carta de Paulo aos romanos, no capítulo 12:2 está escrito que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12:2)

Tanto no livro de Jeremias quanto na carta aos romanos, vemos uma condição para o Senhor agir em nossas vidas.

“Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. (Jeremias 29:12-13)

Se queremos ver os planos do Senhor sendo cumpridos em nossas vidas temos que primeiro priorizar Sua presença. Buscar ao Senhor implica não apenas orar nos momentos de aflição e sim ter um relacionamento com Ele. Sejamos amigos de Deus, conversando com o Pai todos os dias e não apenas em momentos de dificuldades.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

Para que experimentemos a perfeita vontade do Senhor em nossas vidas temos que a cada dia estarmos buscando a transformação que só alcançamos mediante o intermédio do Espírito Santo, por isso Cristo diz a Nicodemos que era necessário nascer do Espírito, o Espírito Santo só pode fazer essa mudança se permitirmos, através da oração e leitura da Palavra todos os dias.

“Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.” (Efésios 6:18)

Jeremias em momentos de aflições escreveu o livro de Lamentações, ele diz que porá em Deus sua esperança, pois Deus é bom para aqueles cuja esperança está nEle.

“Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele. O Senhor é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor. (Lamentações 3:24-26)

Quando as aflições baterem em nossa porta, façamos como Jeremias, adoremos a Deus. Então quando o desespero chegar lembramos das promessas do Senhor, lembramos que o Senhor é fiel e que cumpre tudo o que promete.

Não conheçamos a Deus apenas de escutar relatos, o Senhor permite situações em nossas vidas para nos aproximamos dEle e conhecermos quem realmente é o Deus que servimos. As lutas que passamos são apenas para forjar nosso caráter. Quando aprendemos a acreditar em Deus, descansamos na certeza que o Senhor tem planos de paz para cada um de nós.

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.” (Filipenses 4:4-6)

Enquanto a vitória não chega alegramos na presença do Senhor. Haverá sempre uma esperança para todos que esperam no Senhor. Confiamos no trabalho do Senhor, assim com o apóstolo Paulo nos ensina em 2Coríntios 5:7.

“Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos.” (2Coríntios 5:7)

SEJA ABENÇOADO !

Posted in , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *