
O evangelho pode mudar a cultura humana; podemos definir cultura como uma forma de viver, expressar e se organizar de uma comunidade que influência em setores dessa comunidade tais como sua economia, política, religião, forma de viver e costumes.
Existe a cultura dos gentios e a cultura do povo de Deus; na cultura do povo de Deus existe como hábitos a propagação do evangelho, o amor ao próximo, obedecer a lei de Deus e a busca pela santidade.
“Então ele disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.” (Marcos 16:15)
“E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” (Mateus 22:39)
“Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.” (Hebreus 12:14)
Hoje temos uma cultura dominada pela iniquidade, com muitos pecados praticados de forma cultural, sendo hábitos banalizados pela sociedade como o aborto, roubos, furtos, corrupção, erotismo, indiferença pelo próximo.
“Foi dito também: “Aquele que se divorciar da sua mulher deverá dar‑lhe uma certidão de divórcio”. No entanto, eu digo que todo aquele que se divorciar da sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a divorciada comete adultério.” (Mateus 5:31-32)
O erotismo também impregnou rapidamente a cultura humana; o divorcio foi logo banalizado. A fraqueza moral, iniciada pelo homicida Lameque, fez-se cultura em Gênesis 4:23. A promiscuidade precisou apenas de um exemplo a fim de espalhar-se. Que o Senhor tenha misericórdia de nossa geração.
“Certo dia Lameque disse às suas mulheres: “Ada e Zilá, escutem-me; mulheres de Lameque, marquem bem o que eu digo. Matei um homem porque me feriu, matei um moço porque me machucou.” (Genesis 4:23)
O evangelho transforma a cultura humana de mundana para sagrada. Cristo veio justamente para isso, Ele nasceu em uma época bem diferente culturalmente falando e mesmo assim não foi corrompido pela cultura que dominava que era a romana. Não devemos nos corromper com costumes mundanos.
“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1João 2:15)
Devemos ser luz do mundo e sal da terra, luz para os estão em trevas e sal para temperar suas vidas com amor, alegria, felicidade na vida.
“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá‑lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.” (Mateus 5:13-14)
O Evangelho transforma a cultura e pode mudar uma nação. Culturas a humanidade teve varias, já esteve mais próxima de Deus do que nos dias atuais, há um século tínhamos menos homicídios, roubos, divórcios, erotismo; mas muita coisa foi banalizada.
Enquanto as pessoas não mudarem seu padrão de comportamento, atitudes, e exercer o amor segundo o evangelho a cultura da sociedade não muda. Porém precisamos mudar primeiro nossa mentalidade, padrão de comportamento, só assim o evangelho fará efeito nas outras pessoas.
Corinto era uma das cidades mais promíscuas no período da nova aliança. Porém, Paulo ao levar-lhe o evangelho, resgatou preciosas almas aprisionadas a um contexto moralmente doentio.
“Vocês não sabem que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se deixem enganar: nem os sexualmente imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem homens que têm relações sexuais com outros homens, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os alcoólatras, nem os caluniadores, nem os trapaceiros herdarão o reino de Deus. Alguns de vocês foram assim. Contudo, foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.” (1Coríntios 6:9-11)
Apesar de seus graves problemas, a igreja de Corinto tinha todos os dons espirituais em 1Coríntios 1:7. O mais importante, porém, é que os seus membros, dantes escravizados por Satanás, eram agora chamados de santos em Jesus Cristo.
“Desse modo, não falta a vocês nenhum dom espiritual enquanto esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.” (1Coríntios 1:7)
“À igreja de Deus que está em Corinto, aos que têm sido santificados em Cristo Jesus e chamados para ser santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:” (1Coríntios 1:2)
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário