
“Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa farta de carnes e brigas.” (Provérbios 17:1)
Vemos famílias devastadas por brigas que destroçam a união e o bom convívio entre os seus membros. Na Bíblia há relatos de conflitos e um deles na primeira família na terra, resultando em um terrível assassinato.
Nenhuma família está isenta de crises e desavenças mas como lidar de acordo com a Palavra do Senhor. Muitas são as causas das desavenças e independente dos motivos, precisam ser rapidamente tratados para que venhamos a experimentar o bom propósito do Senhor para a família.
Se uma desavença começar; busque acalmar-se e prefira o silêncio à resposta rápida. Podemos extrair ensinamentos valiosos das Escrituras para agirmos de forma sábia.
“Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.” (Provérbios 17:28)
Quando surpreendidos com uma atitude ou fala grosseira somos inclinados a reagir instantaneamente em defesa e a fala é o primeiro recurso que pode ser mal usado em momentos de tensão. Por isso, silencie-se e reflita bem antes de se pronunciar.
Quando tiver acalmado não pague com o mal. Procure a reconciliação e a paz o quanto antes. Muitas vezes, buscamos defender nossa honra, verdade ou opinião. Mas antes de nós mesmos, devemos honrar ao Senhor em primeiro lugar. Honre a Deus e Sua palavra mais do que a si próprio.
“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.” (Efésios 4:31-32)
Uma boa conversa, com o uso correto das palavras leva ao fim de muitas discussões e desentendimentos. Tome sempre a iniciativa de estabelecer uma conversa sadia e use boas palavras, discernindo sempre o tempo certo e o melhor modo de se expressar.
“As palavras dos bons são uma fonte de vida, mas as palavras dos maus escondem a sua violência.” (Provérbios 10:11)
“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” (Efésios 4:29)
“Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!” (Colossenses 4:6)
Entenda as razões do seu familiar e mesmo que injustas, libere o perdão, pois do contrário, suas ofensas também não serão perdoadas pelo Senhor. O perdão deve ser liberado antes de orarmos e apresentarmos nossas súplicas a Deus.
“Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.” (Colossenses 3:13)
“E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.” (Marcos 11:25-26)
Se o conflito se deu culpa sua, peça perdão e reflita sobre a repreensão que ouviu para não agir novamente do mesmo modo
Se as palavras dirigidas foram infundadas, mentirosas ou ofensivas, ore pedindo ajuda a Deus para não deixá-las permanecer no seu coração, produzindo mágoas e rancor. A Bíblia nos ensina a guardar o nosso coração.
“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” (Provérbios 4:23)
A família é uma das principais vitimas de ataque do diabo. Seu propósito é provocar a desunião e a ira até as últimas consequências. Por isso, não ignore as suas artimanhas e vigie resistindo aos planos malignos de discórdia e rompimento dos laços familiares.
“Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão .” (Efésios 6:12)
“Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não deem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.” (Efésios 4:26-27)
O verdadeiro amor deve ser manifestada em qualquer situação. Quando amamos, procuramos o bem do outro, procuramos reparar os erros, perdoar as ofensas e não magoar as pessoas. Relevamos os erros e não as expomos para os outros, procurando sempre dar sem nada esperar em troca. O amor é o remédio infalível para a solução dos conflitos familiares.
“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.” (1 Coríntios 13:4-7)
A oração é um recurso dado pelo e se confiarmos ao Senhor à reparação dos problemas familiares eles serão resolvidos. Não despreze a importância e a eficácia da oração e mantenha uma vida diária de comunhão com Deus.
“Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.” (Mateus 7:7-8)
A resolução para todos os problemas e males que atacam as famílias está em Jesus Cristo e se desejarmos ter um lar abençoado devemos dar um passo de fé.
O Senhor instituiu a família e Ele mesmo tem a solução para os tempos de crises. Por isso, não abandone os seus familiares, edifique seu lar com os princípios bíblicos.
Clame ao Senhor para que Ele, em nome de seu filho Cristo, restaure o amor e o boa convivência familiar e prepare-se para ver a maravilhosa transformação do seu lar pela fé.
“Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa.” (Atos 16:31)
“Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.” (Salmos 127:1)
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário