
“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.” (Romanos 8:28)
Uma das coisas que aprendemos em nossa caminhada com Jesus é que Ele tem um propósito para tudo.
O que muitos chamam de acaso ou coincidência, porém nós sabemos que nada foge ao controle do Senhor e que Seus planos não falham.
A história de Daniel é fascinante, e algo que é ainda mais maravilhoso é em como o testemunho de fé de Daniel influenciou na vida do rei Dario.
“Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa.” (Daniel 6:4)
Neste versículo Daniel que havia sido constituído presidente, mas por se destacar causava inveja nos príncipes e demais presidentes.
Não encontrando nenhum ato falho em Daniel esses príncipes e demais presidentes resolveram criar um decreto ao qual todos deveriam orar ou pedir alguma coisa somente ao rei, quem fizesse o contrário seria jogado na cova do leões. Daniel mesmo sabendo do decreto, como de costume, foi fazer sua oração.
Daniel quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa e três vezes no dia se punha de joelhos e orava; e dava graças diante do seu Deus, como sempre costumava fazer.
“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” (Daniel 6:10)
Nos versículos seguintes vemos como aqueles homens persuadiram ao rei para cumprir o decreto, e Daniel é jogado na cova dos leões.
Mas o impressionante é que mesmo Daniel passando a noite com leões famintos, o rei ao amanhecer, ainda que diante de uma impossibilidade, vai até a cova e chama por Daniel e chegando à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel.
“E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” (Daniel 6:20)
O rei Dario com voz triste só poderia fazer uma pergunta como aquela se ele tivesse esperança do milagre, e ele só poderia acreditar nesse milagre se conhecesse o Deus de Daniel.
Mesmo que Dario não servisse ao verdadeiro Deus, nem tivesse experiências com Ele, o rei já O conhecia de ouvir falar, possivelmente Daniel falava de seu Deus para o rei, e a vida de fé de Daniel havia influenciado a vida daquele rei.
Temos que viver um cristianismo que influencie a vida de quem nos cerca, que nosso modo de viver e adorar o nosso Senhor desperte na vida de quem nos cerca o desejo de também conhecer e servir ao Deus que servimos.
Essa passagem nos ensina também que para tudo Deus tem um propósito, nos versículos a seguir vemos Daniel sair ileso e aqueles homens sendo punidos por sua inveja; mas nada é por acaso, que tudo tem um porquê, leia o que diz os versículos abaixo.
“Então, o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e gente de diferentes línguas, que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada! Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e para sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é até ao fim. Ele livra, e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele livrou Daniel do poder dos leões.” (Daniel 6:25-27)
Aquela prova que Daniel passou tinha um propósito, que era despertar no rei Dario o temor e a honra ao único e verdadeiro Deus.
Outra história dentre muitas na Palavra do Senhor e que nos revela que para tudo Deus tem propósitos, está escrita em Atos 16 vemos Paulo e Silas sendo presos.
Na prisão os dois presenciam um grande terremoto que abalou os alicerces da prisão que teve como propósito a salvação do carcereiro, se não fosse o testemunho de fé de Paulo e Silas e o presenciar do terremoto, provavelmente aquele carcereiro não teria conhecido a Cristo. Tudo o que o Senhor faz é para revelar Sua glória.
“Acordando o carcereiro e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.” (Atos 16:27-28)
Tudo que o Senhor permite em nossas vidas é para um propósito maior. Muitas vezes a luta vem para nos aproximarmos mais dEle e aprendermos a valorizar a Sua presença. Outras vezes para testar nossa fé.
Porém o importante é permanecermos fiéis a Deus, independente das situações, assim como Daniel diante da cova, e Paulo e Silas diante da prisão e dos açoites. Honre a Deus onde Ele te colocar. Ainda que não compreendamos qual o propósito do Senhor para nossa vida, se permanecermos firmado na Sua Palavra, no tempo de Deus os planos do Senhor para nossa vida se cumprirão.
“Entrega o teu caminho ao Senhor ; confia nele, e ele tudo fará.” (Salmos 37:5)
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário