
Diante de situações difíceis não sabemos o que fazer e como resolver o problema. Na caminhada da fé, obedecer à Palavra é uma fundamental para quem deseja construir uma vida próspera, abençoada e alinhada com o que o Senhor planejou para nós.
Nessa jornada a nossa mente é atravessada por pensamentos que nos fazem questionar se é o Espírito Santo falando conosco ou não. Nessas situações saber reconhecer a voz do Senhor é essencial para identificar quando é Ele falando e quando não é.
Reconhecer a voz de Deus não envolve ritos mirabolantes. Porém, não precisamos esperar o culto de domingo ou estar na igreja para ouvir a direção de Deus para a nossa vida. Ele está conosco todos os dias, em todos os momentos e tem uma Palavra para tudo que enfrentamos.
A Bíblia nos ensina sobre a vontade do Senhor. Ela também nos fala sobre o amor de Cristo, nosso salvador. Esse Livro também apresenta o Espírito Santo, aquele que nos direciona e está sempre conosco.
Cristo é o nosso melhor amigo e nos dá conselhos de vida. Viver os planos e propósitos de Deus para nós envolve obedecer às direções dEle. Precisamos aprender a ouvir a voz do Senhor. Só podemos obedecê-Lo e agir em fé quando identificamos o que Ele nos fala.
“Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.” (1Coríntios 14:10)
A Bíblia fala que o mundo tem muitas vozes e que elas não são sem sentido, ou seja, nós podemos escolher quem ouvir.
Um exemplo é que quando estamos passando por um problema falamos com pessoas com quem temos intimidade e não com colegas de trabalho que muitas vezes só temos um relacionamento superficial.
Nosso relacionamento com o Senhor é semelhante à relação que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor e com aquelas que influenciam nossas decisões por confiarmos nelas. Isso envolve tempo e paciência.
Do mesmo modo que acontece com as amizades terrenas, conhecer a voz do Senhor é resultado de viver perto dEle, aprendendo sobre a sua personalidade e identificando o modo Dele agir.
Essa intimidade com Deus depende de uma convivência diária. Quando você alimenta essa relação, aprende a conhecer o seu Pai e se torna mais fácil saber quando é o Senhor falando e quando não é. Quanto mais próximo do Senhor você fica, mais íntimo dEle você se torna.
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” (Tiago 4:8)
Nós conhecemos a Deus de três formas; lendo a Bíblia, orando e investindo tempo nesse relacionamento.
Lendo esse Livro sagrado aprendemos a identificar o que o Senhor pensa sobre as situações e que atitude Ele espera que tenhamos diante dessas situações.
A Bíblia é a Palavra de Deus e foi inspirada por Ele para ser um manual de vida para o ser humano.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,” (2 Timóteo 3:16)
Através da oração, conversamos com o Senhor. É a maneira como falamos com Deus e não precisamos ter receio de falar com Ele sobre nossos temores, dúvidas, dores e desafios. Nesses momentos, mesmo quando não sabemos o que dizer, o Espírito Santo nos auxilia.
“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26)
Quando oramos, falamos para o Senhor tudo que está no nosso coração e ouvimos o que Ele tem a dizer sobre as situações que enfrentamos.
Investir tempo no relacionamento com Deus é muito importante, pois da mesma forma que fazemos isso para nos manter próximo de amigos, precisamos investir tempo no relacionamento com o Senhor. É uma decisão individual e que traz resultados que impactam em todas as áreas da nossa vida.
“O Senhor confia o seu segredo aos que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14)
A importância do devocional para aprender a escutar a voz de Deus e uma das formas de aumentar a intimidade com Deus é desenvolvendo o hábito de fazer devocional diário.
Ás vezes pareça que o Senhor está distante, isso não é verdade. Ele está conosco o tempo todo, mas nós precisamos aprender a crer e perceber a sua presença.
O devocional é um tempo que reservamos na rotina para ler a Bíblia, orar e ouvir o que Deus tem a nos falar. É muito importante para reconhecermos a voz do Senhor. A rotina devocional mantém vivo o nosso relacionamento com o Senhor e aumenta nossa intimidade com Ele.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário