Veremos os principais atributos do ser humano que são a espiritualidade, a racionalidade, a sociabilidade, a liberdade e a criatividade.

O homem foi criado a partir do sopro de Deus, muitos acham que Deus quando soprou, o homem passou a ter o espírito; o sopro do Senhor não foi o espírito.

A alma foi feita com sopro de Deus. Depois de Deus soprar, a alma foi “vivente”. Isso nos mostra que o ser humano é derivado da essência de Deus, aquilo que estava dentro de Deus foi soprado para dentro do homem.

O espírito pode tender para os dois lados, coisas relacionadas a Deus ou não. Todo crente disciplinado que busca Deus sempre tem os mesmos desejos. Através de Cristo, temos acesso direto ao Senhor.

“Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.” (Salmos 27:4)

“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22:17)

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;” (Colossenses 2:13)

Existe a morte espiritual que é quando a pessoa não se sente mais conectada com Deus, alguns sinais da morte espiritual são: não se sente mais culpado pelo pecado; sem compaixão, coração totalmente frio, não sente empatia em mais nada; se recusa ser ensinado das coisas espirituais; sem arrependimento, não consegue deixar o pecado.

O Senhor é um ser racional, embora pareça que não. O grande problema da humanidade e tentar entender Deus com pensamentos humanos; mesmo sem entender reflita o Salmos 37:4-5. Jó questionou Deus e a resposta de Deus foi.

“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.” (Jó 38:4)

“Agrada-te do Senhor , e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor , confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:4-5)

Existe harmonia entre racionalidade e espiritualidade pois quando estudamos sobre a criação do mundo, percebemos que é totalmente aceitável ter fé, pois nada aqui é obra do acaso.

O culto racional agrada a Deus, veja o culto racional de Paulo em Romanos 12:1.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1)

A solidão é nociva ao ser humano, no período da criação, a única coisa que o Senhor afirmou não ser boa foi a solidão.

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18)

Por isso, o Senhor fez a mulher para que o homem tivesse uma companhia idônea e sábia e somente os que se insurgem contra a verdadeira sabedoria buscam viver isolada e solitariamente.

“O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria.” (Provérbios 18:1)

A família é a origem da sociedade humana e sem dúvida uma das coisas mais importantes que existem e inclusive o Senhor sempre priorizou foi a família. A primeira instituição criada pelo Senhor foi a família no Éden.

A igreja também é uma instituição fundamental para a sociedade atual, muitas igrejas tem um trabalho excelente na parte social e espiritual.

O livre-arbítrio pode ser definido como a capacidade humana de tomar livremente uma decisão.

“Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.” (Gênesis 13:9)

“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor , escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor .” (Josué 24:15)

Uma característica muito interessante sobre o livre-arbítrio é que apenas os seres humanos tem, já os anjos e demônios não.

Segundo a Bíblia, o ato de decidir entre o bem e o mal, entre o Senhor e os ídolos e entre aceitar Cristo e recusá-lo, é um direito que o Senhor nos concedeu.

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16:16)

“Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” (1Reis 18:21)

Se o Senhor concedeu-nos o direito de escolha, ajamos com responsabilidade e discernimento, pois todos seremos responsabilizados por nossas escolhas, sendo que o livre-arbítrio humano e a soberania divina não são excludentes; são harmônicos.

“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” (Romanos 14:12)

Deus criou o homem para trabalhar a terra, ará-la e transformá-la, a fim de torná-la habitável. Por conseguinte, o trabalho não é um castigo devido ao pecado de Adão, mas uma bênção a todos os seus descendentes. A queda tornou as atividades laborais mais árduas e estressantes.

“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15)

“Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. (Gênesis 3:18-19)

Os descendentes de Adão, trabalhando metodicamente, desenvolveram em pouco tempo as mais variadas técnicas e rapidamente evoluíram na terceira geração já dominavam a agricultura, a pecuária, a metalurgia e a arte musical.

A partir da torre de Babel, o homem já dava mostras de ter condições de dominar todo o planeta, em virtude de sua criatividade. Porém, jamais poderemos ultrapassar os limites que o Senhor nos estabeleceu.

“Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.” (Gênesis 4:20)

“Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.” (Gênesis 4:22)

“e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” (Gênesis 11:6)

SEJA ABENÇOADO !

Posted in , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *