
Como podemos viver segundo o coração de Deus, nos dias atuais, estar nessa condição é algo extremamente desejável pois é um sinal de profunda comunhão e comprometimento com Deus.
Muitos associam essa característica como um símbolo de santidade extrema, o que acaba distorcendo a ideia original. Ser segundo o coração de Deus significa viver em um estilo de vida agradável ao Senhor.
Na Bíblia, o personagem mais reconhecível que recebe esse título é o rei Davi, de longe um dos mais importantes reis do período monárquico de Israel. Porém, mesmo sendo chamado segundo o coração do Senhor em Atos 13:22; o reinado de Davi também foi marcado por graves pecados e muita instabilidade.
“E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (Atos 13:22)
Diante disso, vamos refletir sobre o que significa ser segundo o coração de Deus. Ao contrário do que muitos pensam, só se alcança tal nível quando se vive uma vida constante e persistente no propósito e na verdade de Deus. Não basta somente ir à Igreja, é necessário ter um estilo de vida agradável a Deus.
Davi tinha um propósito da parte do Senhor e o desejo de Deus era abençoar toda a sua casa. Porém, o caminho do propósito sempre é marcado por dificuldades do inimigo e provas que o próprio Deus nos envia em certos momentos.
No caso do rei Davi, havia muitas perseguição externa de seus inimigos, muitas coisas que facilmente poderia fazer com que ele saísse do propósito. Durante muitos anos o rei Saul e depois seu filho Absalão perseguiram o rei Davi. Além dos demais inimigos da nação de Israel.
O rei Davi também enfrentava instabilidade em seu coração constantemente, o que também era uma adversidade para que ele alcançasse o propósito. Um dos casos mais marcante é quando ele se leva pelo poder e toma Bete-seba para si, fazendo com que seu marido Urias seja morto em consequência.
“Davi escreveu o seguinte: “Ponha Urias na linha de frente, onde a luta é mais pesada. Depois se retire e deixe que ele seja morto.” (2 Samuel 11:15)
No final de sua vida o rei Davi demonstra falta de confiança em Deus ao requeri um censo em Israel que não era da parte de Deus.
“Então Davi disse: — Ó Deus, eu cometi um pecado terrível quando mandei contar o povo. Por favor, perdoa-me! O que fiz foi uma loucura.” (1Crônicas 21:8)
Diante de tantas adversidades o rei Davi tinha tudo para se perder do seu propósito. Olhando para sua história era irreal imaginar que o Senhor o chamaria segundo o Seu coração. Porém, Davi ainda recebe o seu título não necessariamente por sua santidade extrema, mas sim pelo estilo de vida que o rei Davi vivia.
No texto bíblico é claro que a postura na maior parte do tempo do rei Davi era de humildade e submissão a Deus. Davi não vivia essa verdade apenas quando ia ao tabernáculo e estava diante dos anciãos, em toda a sua trajetória podemos ver essa característica sua se destacando.
Mesmo quando Davi pecava contra Deus, a sua postura era sempre de arrependimento sincero e assim a graça do Senhor o alcançava. Para Deus chamar Davi segundo o Seu coração, o Rei precisou ter um estilo de vida agradável ao Senhor.
“Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” (1Samuel 13:14)
Nos resta tomarmos essa breve reflexão e a aplicarmos em nossas vidas para sermos “segundo o coração de Deus”.
Precisamos entender que Deus tem um propósito conosco aqui neste mundo e o seu desejo é que nos comprometamos com Ele. O problema é que não há um caminho fácil e sem dificuldades para o propósito.
É comum que dificuldades externas e internas surjam para impedir esse propósito, assim como o próprio Senhor pode provar a nossa fé e o nosso coração na caminhada. O reinado e o propósito do rei Davi foram assim.
A solução é viver segundo o coração de Deus para que o propósito Dele se realize em nós. Para isso precisamos adotar um estilo de vida que coloque a Palavra de Deus como máxima prioridade, de modo que os valores cristãos conduzam as nossas vidas.
O segredo para ser segundo o coração de Deus é se submeter ao Senhor em todo tempo. E o desejo do meu coração é que independentemente das circunstâncias ou os erros cometidos, a nossa prioridade seja buscar a Deus e buscar forças Nele para superarmos as dificuldades, nos libertarmos do pecado e vivermos na sua Palavra.
Quando isso acontece, podemos então experimentar as bênçãos de Deus em nossas vidas, pois o próprio Deus se colocar ao nosso favor e nos abençoar. Que Deus ilumine seus passos e lhe conceda graça para ser segundo o coração Dele.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário