
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pedro 5:8)
Satanás sempre se utilizou da própria palavra do Senhor para fazer desviar o caminho do homem. Foi assim com Eva lá no jardim do Éden e foi assim com Cristo no deserto.
“É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1)
“e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” (Mateus 4:6)
A missão de Satanás não mudou, ele faz de tudo para desvirtuar a Criação e ao homem, que Deus fez a Sua imagem e semelhança.
No tempo de Cristo ele usava as mesmas armas, mudou apenas a tática, veja o episódio da mulher pega em adultério. Os escribas e fariseus usaram a palavra do Senhor para lhe prepararem uma armadilha.
“Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?” (João 8:4-5)
Cristo ouviu a pergunta e não deu atenção, sabia que eles queriam deixá-Lo em apuros, pois se dissesse que “não a apedrejassem” estaria sendo culpado de violar a lei de Moisés.
Ao Invés de tomar a posição que os fariseus queriam, Jesus deu-lhes uma resposta com a própria lei de Moisés.
“Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (João 8:7)
A palavra de Jesus bateu fundo no coração daqueles homens, ao invés de julgar a mulher, Cristo julgou seus acusadores.
“Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.” (João 8:9)
Porque esta simples frase no versículo de João 8:7 reverteu a situação.
Em primeiro lugar o adultério não se comete sozinho, onde, afinal estava o homem. Fugiu. Se fugiu, porque não o perseguiram e o levaram junto com a mulher. A lei dizia que.
“Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.” (Levítico 20:10)
Em segundo lugar o que pesou na consciência daqueles homens foi o que está escrito em Deuteronômio 17:7.
“A mão das testemunhas será primeiro contra ele, para matá-lo; e depois a mão de todo o povo: assim tirarás o mal do meio de ti.” (Deuteronômio 17:7)
O primeiro a atirar a pedra deveria ser a testemunha ocular do ato, depois, todo o povo. Como não tinham a testemunha foram acusados pela própria consciência e não tiveram escolha e deixaram o local, um a um.
“Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.” (João 8:9)
Na época atual a tática de Satanás é outra, ele passou a usar “homens de Deus”, pastores eloquentes, especialistas, líderes prósperos e fervorosos, formadores de opinião, manipuladores, testemunhos de dar inveja a qualquer presidiário ou político famoso.
São lobos vorazes, que não tem qualquer amor pelo rebanho. Rebanho esse comprado pelo sangue de Cristo. O Deus Eterno, Imortal, desceu de Sua Glória e se humilhou tornando-se como sua criatura e se permitiu morrer em nosso lugar.
“assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10:15)
“Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” (João 10:18)
Estes homens que comercializam a palavra de Deus não abrem seus ouvidos para ouvirem a voz do Senhor, assim como Eva, se deixam levar pela voz da serpente e fazem uso da própria palavra para enganar a muitos e alcançar seus objetivos obscuros.
A função do pastor de ovelhas é cuidar delas, conduzi-las pelo caminho. Uma ovelha precisa de um guia pois falta-lhes senso de direção, a alguns metros do caminho certo são incapazes de encontrá-lo. É por isso que precisam seguir a voz do seu pastor.
Se faz necessário muito discernimento e uma busca constante pela palavra do Senhor. Não uma leitura superficial, mas uma leitura constante e consistente, um estudo mais a fundo nesta Palavra. Só assim poderemos combater os ataques vorazes do inimigo, que faz uso da arma mais poderosa que existe, A Palavra de Deus. Lembre-se do que Deus disse séculos atrás.
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6)
Lembra como Jesus derrotou Satanás no deserto, com a própria palavra; lembra como derrotou os escribas e fariseus no caso da mulher adúltera, com a própria palavra; lembra porque Eva foi derrotada. Queres derrotar todas as estratégias do inimigo, dos falsos líderes, dos falsos profetas; use muito, e use sempre a Palavra de Deus.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário