
“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. (Mateus 5:14-16)
Cristo no capítulo 5 de Mateus e versículos do 14 ao 16 disse que seus discípulos são a luz do mundo.
Em outros versículos bíblicos vemos Cristo sendo definido como a Luz do Mundo, assim, quando Cristo diz a seus discípulos que eles são também a luz do mundo, entendemos que assim como a lua reflete a luz do sol, assim deve os discípulos de Jesus refletir a Sua luz.
Nos versículos seguintes Cristo explica a utilidade da luz, mostra que ela se destaca no ambiente e acrescenta que a luz de seus discípulos deve brilhar diante dos homens, ou seja, quem é luz deve se destacar em meio as trevas. Deus nos chamou para fazer a diferença nesse mundo, quem é luz resplandece em meio a escuridão.
Na bíblia vemos outros exemplos de homens e mulheres de Deus que fizeram a diferença.
José foi levado cativo ao Egito, e a bíblia diz que em tudo que ele colocava a mão prosperava porque o Senhor era com ele.
“Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía”. (Gênesis 39:3-4)
Potifar, ao notar algo diferente em José, o colocou como administrador de sua casa. Mais tarde vemos José sendo preso injustamente, mas em momento algum renuncia a seus princípios e, quando finalmente sai da prisão, por fazer a diferença entre os sábios do reino, o faraó o constitui governador.
Daniel, Hananias, Misael e Azarias fizeram a diferença e, por não renunciarem a seus princípios chegaram a ser condenados a morte. Mas sabemos que Deus honrou a fidelidade deles.
A Bíblia fala que Daniel propôs em seu coração em não se contaminar com os manjares do rei, e seus amigos seguiram seu propósito, e por não perderem seus princípios o Senhor os honrou, e tornaram-se os mais belos jovens do reino, a ponto de causarem inveja pois faziam a diferença.
O intrigante na história desses jovens é que pelos relatos bíblicos dá para notarmos que eles não eram os únicos jovens hebreus que haviam ali, no entanto estes fizeram a diferença.
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e o vinho do rei e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. (Daniel 1:8)
O Senhor deu sabedoria e inteligência a esses quatro jovens para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.
Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor.
O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias, de modo que eles passaram a servir o rei.
“O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.” (Daniel 1:20)
Ser luz é isto; é fazer a diferença. Não importa onde nós estejamos, nem quem nos rodeia, ou qual o nosso passado, o que importa é permanecer fiel ao Senhor.
Olhando os evangelhos notamos que por onde Cristo passava milhares de pessoas o seguia, porém a maioria delas não receberam um milagre porque, como o próprio Cristo falou, estavam em busca de comida e não de Sua presença.
João escreveu que foram incontáveis os milagres feitos por Jesus, entretanto a bíblia só destaca algumas daquelas pessoas que permaneceram fiéis a Cristo, eles não apenas O seguia, eles tornaram-se Seus discípulos, tinham prazer em ouvir a voz do Mestre.
Portanto, que não venhamos ser apenas mais um na multidão, mas façamos a diferença.
Ser luz é se destacar, não procurar aparecer, mas viver na presença de Cristo, aprender com Jesus, andar com Jesus a ponto de se parecer com o Mestre, logo se destacar aqui significa refletir a imagem de Cristo que é a Luz da vida.
“Atente bem para a sua própria vida e para o ensino. Persevere neles, pois, agindo assim, você salvará tanto a você mesmo quanto aos que o ouvem.” (1 Timóteo 4:16)
Em 1 Timóteo 4:16, Paulo fala a Timóteo e observe que o bom testemunho também salva vidas, como dizem por aí; “a palavra convence e o exemplo arrasta”, não é só pregar e sim viver o que pregamos. Faça a diferença e seja luz, seja a Bíblia que o mundo não ler e resplandeça a luz de Jesus.
Tenha um relacionamento íntimo com o Senhor, através da oração e de leitura bíblica diária, e assim você não será influenciado por este mundo, mas influenciará quem te cerca através de uma vida de adoração e temor ao Senhor.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário