Muitos acreditam que herdaram o sofrimento de seus antepassados e que estão presos a um destino fatalista do qual não podem escapar. Mas será que existem maldições que atravessam famílias e são capazes de frustrar os sonhos e nos levar ao fracasso. Existem respostas para essa pergunta na Bíblia. Esta escrito no livro do profeta Ezequiel que cada um é responsável pelos seus pecados diante de Deus. Em Ezequiel 18:21 prova que não existe condenação antecipada, todos podem ter uma vida nova é só aceitar Jesus.

“Se um homem mau parar de pecar, se guardar as minhas leis e se fizer o que é certo e bom, não morrerá; é certo que viverá” (Ezequiel 18:21)

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” “O filho não levará a culpa do pai nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada”. (Ezequiel 18:4 e 20)

Ezequiel segue esclarecendo a questão trazendo o exemplo de três gerações. Um homem justo que obedece a lei de Deus, mas tem um filho injusto, que escolhe viver em pecado. Este, por sua vez, gera um filho que resolve não seguir os caminhos de seu pai, se arrepende e encontra a misericórdia de Deus. (veja em Ezequiel 18:5-13)

“A maldição é consequência da prática do pecado, que resulta da quebra da lei de Deus, que é moralmente justa e perfeita”. (Deuteronômio 27:26)

Dentre as consequências terríveis do pecado está a morte física espiritual. A morte física é a separação do espírito do corpo e a espiritual é a separação do homem de Deus.

O desejo de Deus é que ninguém morra, ninguém esteja separado dEle, mas se converta dos seus maus caminhos e viva.

“Essa é vontade de Deus, que diz: Vocês pensam que eu gosto de ver um homem mau morrer? — pergunta o Senhor Deus. — Não! Eu gostaria mais de vê-lo arrepender-se e viver”. (Ezequiel 18:23)

Todo o ser humano foi afetada pela maldição desde a entrada do pecado no mundo (Romanos 5:12); e, além disso, não há quem não cometa pecado, não há justo, nem sequer um (Romanos 3:10). Assim, quando qualquer pessoa peca, está afetando a si mesma, os seus familiares e a sociedade em geral.

Por isso precisamos olhar para nós mesmos e reconhecer que nos afastamos de Deus e jamais seremos bons o suficiente. Quantas vezes nutrimos sentimentos ruins em nosso coração, fazemos o que é mal diante dos olhos do Senhor ou fomos omissos em fazer o bem quando estava em nosso alcance fazê-lo. Devemos admitir que nenhum de nós pode salvar a si mesmo e que necessitamos do Salvador.

Deus Pai enviou ao mundo seu Filho unigênito, Cristo, para salvar e libertar a humanidade da maldição do pecado. Jesus jamais pecou e nos substitui na cruz, assumindo o castigo que merecíamos pelos nossos pecados.

“Ele nos livrou da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar (pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro)” (Gálatas 3:13)

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4:18-19)

A responsabilidade do pecado é individual, porém os filhos podem sofrer consequências ruins pelos atos de seus pais (Romanos 5:12–14 e Êxodo 20:4-5). Por isso, os pais precisam se converter a Deus, para que seus filhos não sigam seus maus caminhos, nem sejam afetados pelos seus pecados.

Ainda que o ambiente familiar de uma pessoa não seja bom, há esperança para todo aquele que se volta para o Senhor. Veja a história de dois personagens na Bíblia que testemunharam o agir do Senhor em suas vidas.

Daniel foi um jovem judeu que foi levado cativo quando Jerusalém foi conquistada pelo Império Babilônico no ano de 597 a.C. Ele não havia pecado, mas sofreu pelo histórico de pecados e rebeldia do povo de Israel que se apartou de Deus e de seus mandamentos (Leia em Daniel 9). Apesar disto, ele se manteve fiel a Deus e não negou sua fé, mesmo em perigo de morte. Daniel foi abençoado com grande sabedoria, dons de revelação e proféticos. Teve seu nome arrolado entre os heróis da fé e declarado justo pelo próprio Deus (Ezequiel 14:13-14 e Hebreus 11:33).

O Livro de Josué conta a história de Raabe, uma mulher natural da cidade de Jericó, onde havia um povo pagão que adorava falsos deuses. Além de ser criada em um ambiente de idolatria, ela mantinha-se com a prostituição, cometendo pecados graves aos olhos de Deus.

Tudo mudou quando Raabe encontrou dois israelitas que vieram espiar a cidade, para avançar rumo à conquista da Terra Prometida. Raabe os escondeu em sua casa, pois já tinha ouvido sobre as maravilhas que Deus operou para tirá-los do Egito. Assumindo o risco de ser acusada de traição, ela pediu que eles salvassem sua vida e de sua família tão logo Jericó fosse conquistada.

Raabe escolheu servir ao único Deus e foi salva. Ela mudou de vida, se casou com um israelita da tribo de Judá e gerou Boaz, vindo a fazer parte da genealogia de Cristo (Mateus 1:3:5). Vejam quão grande é a misericórdia de Deus.

Nós também podemos viver uma nova história. O Senhor disse a Abraão que as famílias da terra seriam abençoadas através dele, o que se cumpriu em Jesus, descendente de Abraão. Ao crermos em Jesus, nos tornamos descendência de Abraão e pela fé, herdamos todas as bênçãos de Deus. (Gálatas 3:29)

Uma vida convertida ao Senhor, muda não apenas aquele que crê, como também abre o caminho para a restauração da sua família e de bênçãos para a sua descendência (leia em Atos 16:31 e Salmo 112:1-2).

Deus nos ama e deseja sarar nosso coração e libertá-lo dos estigmas, traumas do passado, e de toda má sorte que o impedem de seguir o bom propósito para o qual nós fomos criados. Não importa se nós vivemos em um lar difícil ou se existem episódios repetidos de vícios, doenças em família. Nós não precisamos seguir o mesmo caminho, nem está fadados a sofrer os mesmos dramas de nossos antepassados. Nós precisamos ir a Cristo para ser salvo e livre de qualquer maldição.

Receba Cristo como único Senhor e Salvador, dê um passo de fé. Diante dEle confesse e deixe pecados. Creia que há libertação em Cristo para todos. NEle as feridas da alma são tratadas, o passado fica resolvido e o futuro se torna promissor pelo poder de quem pode reescrever a história.

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:30-32)

SEJA ABENÇOADO !

Posted in , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *