
“Alegrem‑se sempre. Orem constantemente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1Tessalonicenses 5:16-18)
Como é que alguém pode estar sempre alegre, de imediato, isso parece falsidade. Pensando bem, tem uma afirmação muito perigosa aí. A vida do cristão não é um constante navegar em águas tranquilas, pelo contrário. Em um momento estamos dando risada numa noite entre amigos, e poucos minutos depois podemos receber uma notícia devastadora que faz com que todo o cenário em volta de nós fique desolado.
Como é que se mantém o sorriso no rosto quando um familiar vai a óbito, perdemos o emprego. Não dá para viver sorrindo, porém, a vida daqueles que são regenerados pelo poder do Senhor Deus conta com uma estratégica e transformadora ajuda do Espírito Santo, a evidência da obra do Senhor na vida dos que estão sendo transformados, todos os dias à imagem do Cristo vivo.
Essa alegria que somos agraciados pelo Espírito, nada tem a ver com sentimento, pois não é volátil. Conforme versículo abaixo.
“Tu me farás conhecer o caminho da vida, há alegria plena na tua presença, eternos prazeres à tua direita.” (Salmo 16:11)
Nesse Salmo Davi confirma isto quando diz, “há alegria plena na tua presença”. As Escrituras apontam para um Deus alegre, que se satisfaz ao criar o universo, que criou pessoas com capacidade de dar risada e dançar quando estão felizes. Nosso Pai não é um senhor mal humorado, sentado em sua velha poltrona de nuvens, esperando o momento certo para frustrar nossos planos. Ao contrário disso, seu propósito é nos dar plena alegria em sua presença, ainda que isso aconteça após um caminho de dor.
A versão Nova Almeida Atualizada da Bíblia apresenta 40 aparições da palavra “Alegria”, quatro aparições da palavra “Alegre” e 38 aparições da palavra “Alegrar”. O livro dos Salmos é o que mais contém estas palavras, somando 24 aparições. A Palavra de Deus é permeada por traços alegres.
O dicionário define a “alegria” como sendo um sentimento de contentamento, essa definição é o resultado da manifestação do presente de Deus em forma de virtude, a alegria não vem por acaso.
A alegria não foi criada como solução à dor do pecado, mas existe desde o princípio pois vem do próprio Deus. A definição de alegria mais precisa seria que se trata de um estado de graça que permite viver e enxergar a vida com bons olhos, ainda que o mundo inteiro esteja em colapso, afinal, “O coração bem-disposto é remédio eficiente” (Provérbios 17:22) e “A alegria do coração transparece no rosto” (Provérbios 15:13).
“O coração bem-disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Provérbios 17:22)
“A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração amargurado abate o espírito.” (Provérbios 15:13)
Somos encorajados constantemente a servir com alegria (Salmo 100:2), esperar com alegria (Provérbios 10:28), nos alegramos com as promessas (Salmo 119:162), entre outras recomendações. Porém, a alegria não é algo que conquistamos, mas um presente da salvação pela graça. É sobre isso que Paulo está falando aos Gálatas 5:22. Todas as virtudes mencionadas por ele são um presente que o Espírito Santo nos dá ao transformar nossa mente, nossos sentimentos e nossas atitudes também com a alegria.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22)
É perigoso dizer que o cristão não pode mais sentir tristeza, ou que precisa andar sempre com um sorriso no rosto. Não somos máquinas programadas para agir de forma automática, mas seres humanos à mercê das obstáculos da vida. A grande diferença que há em nós é justamente este presente do fruto que o Espírito Santo desenvolve em nós, quando nos submetemos ao seu agir e nos permitimos ser direcionados e confortados pela Sua Palavra. Ao invés de nos deixarmos dominar pelas circunstâncias ao nosso redor, podemos fazer uso desse poder dado pelo Senhor de ir contra essas adversidades.
Sim, teremos dias tristes, mas há alegria plantada em nossos corações transformados, e sempre haverá muito mais motivos para nos alegramos do que nos entristecermos, pois quanto mais nos parecermos com Jesus, menos nossos olhos fixarão o cenário neste mundo. Ainda que sintamos os efeitos do pecado e da ação de nosso inimigo, sabemos que estamos firmados na rocha inabalável, de onde flui alegria viva e permanente.
Os cristãos são conhecidos como aqueles que insistem em acreditar que há um final feliz na história da humanidade.
Nas cartas de Paulo, a alegria é apresentada como uma característica básica do cristão (Romanos 1:17) e está geralmente associada à nossa firme esperança (Romanos 5:2)
“por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5:2)
“visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1:17)
Desejamos um propósito e um poder que sejam maiores que nós, participar de algo que realmente importa. Fomos criados para a transcendência. Fomos criados para desejar um sentido que ultrapasse nossas vidas e nossos próprios limites. Fomos criados para encontrar alegria na comunhão amorosa com Deus.
Quanto mais nós investirmos em um relacionamento com Deus, mais alegria trará, pois Ele tem prazer em nos encher de tudo o que é bom, tudo que dá vida aos nosso corpo, à nossa alma e ao nosso espírito. Permita ser cuidado pelo Bom Pastor. Por intermédio de Jesus Cristo encontraremos a alegria plena. Precisamos do Espírito Santo de Deus para desenvolver a alegria nas nossas vidas.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário