
Podemos ter orgulho de bens, títulos, talentos, força física, inteligência, beleza e tantos outros motivos. Todas essas coisas, podem nos deixar cheio de si, mas ao mesmo tempo, vazio e cobertos de ilusão.
Sobre o orgulho, a Palavra de Deus diz, por intermédio do profeta Jeremias.
“O SENHOR disse: O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o SENHOR, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo” (Jeremias 9:23-24)
Nos dias atuais, quando tantas coisas nos atraem, Deus nos chama para buscá-lo e encontrar nEle a fonte de vida e de satisfação incomparável a qualquer conquista terrena.
Através das palavras do profeta Jeremias; o Senhor nos convida a conhecê-lo e compreendê-lo a partir do seu caráter. Deus pode ser conhecido pessoalmente e os que desfrutam dessa comunhão se orgulham porque são transformados e encontram nEle propósito e um novo sentido para suas vidas.
No texto bíblico afirma que Deus é amor. Amor tão grande que enviou seu Filho como Salvador para dar sua vida por nós. Por intermédio de Jesus podemos chegar ao Pai e conhecê-lo verdadeiramente. (João 14:6)
“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1João 4:7)
Os que conhecem a Deus entendem o valor do amor e não vivem só para si. Preferem dar do que receber e buscam amenizar o sofrimento do próximo, ainda que isso lhes exija sacrifício. São misericordiosos e conseguem perdoar assim como receberam a misericórdia e o perdão de Deus.
O profeta Jeremias prossegue afirmando o caráter reto e justo de Deus. Em Salmos 11:7 diz “Porque o SENHOR é justo e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos”. Essa perfeita justiça também encontramos em Jesus, que jamais pecou e cumpriu inteiramente à vontade do Pai. (João 8:46)
Os que conhecem o Senhor Deus prezam a justiça, rejeitam a mentira, sendo leais em seus relacionamentos e negócios. Não são avarentos, nem se entregam à cobiça desenfreada de riquezas porque sabem que o orgulho pelas coisas da vida não vem do Pai, mas do mundo (1João 2:16). Eles reconhecem que seus talentos e tudo o que possuem vem de Deus e, por isso, lhe dão glórias.
“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”. (1João 2:16)
Os que conhecem o Senhor Deus deixam seus pecados quando recebem a Sua Palavra e experimentam a presença gloriosa e transformadora do Espírito Santo.
podemos ser rico e ainda assim ser miserável sem a presença de Deus. Podemos ser religiosos e até fazer boas obras, mas nenhuma delas poderá justificar uma vida de desobediência à Palavra de Deus. Obedecer é tão importante quanto conhecer a Deus e a Sua Palavra.
“Quem ouve, guarda e pratica a Palavra tem tanto o Filho quanto o Pai” (1João 2:3-4)
Jesus disse em 1João 2:3-4. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.”
Somente os que conhecem o Senhor Deus podem se orgulhar porque desfrutam da alegria indescritível que vem da habitação do Espírito Santo em seu interior. São socorridos no tempo da angústia, providos no tempo da necessidade e fortalecidos nos momentos mais difíceis. Eles se gloriam até no fim de suas vidas, porque sabem que Deus prometeu ressuscitá-los para a vida eterna, assim como fez com seu Filho, Jesus.
Talvez, muitas causas sejam a razão do seu orgulho, mas será que você pode dizer que se orgulha de conhecer e entender a Deus. O conheça e encontre nEle a salvação, um novo propósito e mudança real de vida.
Se todos os nossos feitos têm sido voltados para o engrandecimento pessoal, nós precisamos mudar o alvo e buscar a glória que vem da presença do Senhor Deus. Essa glória se manifesta em favor de todos os que confessam em Jesus como seu Senhor e Salvador, nos dando condição de revelar ao mundo o caráter justo e amoroso do Senhor.
Os orgulhos deste mundo passam e não podem ser a razão da nossa vida. Que nada mais orgulhe o nosso coração do que o fato de conhecer a Deus e manter com Ele um relacionamento que começa nesta vida e continuará por toda a eternidade.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário