
“Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.” (Efésios 6:10-12)
Para falar sobre a armadura da fé, Paulo se inspirou na roupa que os soldados romanos usavam. Ao trazer esses elementos para o contexto bíblico, destacou seis itens que se relacionam aos elementos da Palavra que nos fazem crescer.
Em Efésios 6 fala sobre uma vestimenta especial que nos capacita a vencer todas as batalhas que enfrentamos: a armadura de Deus. Esse texto ensina sobre o que precisamos vestir para lutar em uma guerra que não acontece no mundo natural, mas no mundo espiritual.
O escudo da fé e a espada do Espírito, quando as oposições se levantam, a fé nos ajuda a combater o ataque. Ela nos protege.
A couraça da justiça, precisamos entender que, se Jesus nos justificou e perdoou, o inimigo não pode levantar acusação contra as nossas vidas. Essa verdade protege o nosso coração.
O cinto da Verdade, a Verdade que é a Palavra de Deus sustenta a nossa identidade em Cristo.
O capacete da salvação, nossos pensamentos determinam o destino das nossas vidas. Portanto, precisamos cuidar da nossa mentalidade e, para isso, ter atenção ao que pensamos é fundamental.
O calçado do evangelho da paz, através da Palavra, Deus nos direciona. Quando temos essa consciência e andamos em obediência, a paz enche o nosso coração.
A armadura de Deus protege o seu corpo inteiro. Ela te mantém protegido e firme diante das investidas do inimigo das nossas almas, aquele que tenta nos tirar da posição de fé a qualquer custo.
Satanás e seus anjos não querem tirar você das mãos de Deus. Eles sabem que isso é impossível (Isaías 49:16). No entanto, eles sabem que, manipulando o cenário ao seu redor, a dúvida pode entrar no seu coração. É isso que tentam fazer.
O inimigo sabe que, se a incerteza e a incredulidade aparecerem, nossa fé estará comprometida. Para alcançar esse objetivo, ele usa, principalmente, duas fraquezas nossas:
- Os pensamentos contrários à Palavra; nossas decisões e a construção da autoimagem dependem da mentalidade que cultivamos. Em outras palavras, somos fruto dos pensamentos que carregamos. A Palavra de Deus ilustra essa relação diversas vezes. Por exemplo, em Deuteronômio 30:15, quando somos ensinados que podemos escolher a morte ou a vida. Nosso futuro depende do que fazemos hoje e cada decisão é marcada pela qualidade dos pensamentos que cultivamos. O inferno sabe disso, logo, se esforça para contaminar nossa mente. Se o inferno encontrar espaço para pensamentos contrários à Palavra crescerem, ele encontrará abertura na sua vida.
- Situações desanimadoras, os sentimentos são parte da jornada de fé. Porém, precisamos lembrar sempre que, mais importante do que o que sentimos, é decidir crer na Palavra de Deus. Nossas emoções são influenciadas pelo que enxergamos. Portanto, podem mudar. A fé, contudo, se baseia no caráter de Deus, que não muda nunca. O inimigo se aproveita desse fato por conhecer o poder dos sentimentos em nossas decisões e, em consequência, nos resultados que obtemos. Por outro lado, o seu Pai tem a solução para vencermos esses momentos; vestir a armadura de Deus.
Para não cair nas armadilhas do inimigo temos que usar nossa armadura da fé.
- Escolha lutar suas batalhas com fé; assim como um soldado não vence batalhas que envolvem armas de fogo usando uma espada de madeira, quando falamos em guerra espiritual, precisamos usar a estratégia ideal. Na armadura de Deus, a espada do Espírito (Palavra) é a nossa arma de ataque. Para usar a Palavra de Deus, precisamos conhecê-la e saber manuseá-la. Para isso, é fundamental investir tempo com Deus através da Bíblia. O que a Palavra de Deus diz sobre a situação que você está enfrentando? Descubra, confesse e coloque a fé acima dos sentimentos. Assim, você verá a vitória porque a fé jamais nos conduz à derrota.
- Posicione-se com base em quem você é em Cristo; Cristo nos fez mais que vencedores (Romanos 8:37) e a nossa identidade não é definida pelas circunstâncias, mas pelo que Deus diz a nosso respeito na Palavra dEle. Conhecer quem somos em Cristo nos faz andar de cabeça erguida, independente de qualquer circunstância ou ameaça do inimigo. O diabo traz instabilidade para tentar nos tirar da proteção do Pai. Porém, a boa notícia é que podemos andar conscientes do que Jesus fez por nós e crer na Palavra. A fé transforma as situações. Vestir a armadura de Deus é o caminho para viver uma vida vitoriosa.
O desejo de Deus é sempre de abençoar você e sua família. Para viver essa realidade, a fé precisa entrar em ação. O Senhor se alegra quando você desfruta de uma vida vitoriosa e, para isso, precisamos vestir a armadura de Deus e nos posicionar em fé. Ele é um Deus abençoador.
Na cruz, Jesus venceu satanás de uma vez por todas e nos deu o direito de usar a arma mais eficiente para vencer na jornada da vida; a fé que vem acompanhada por uma armadura que nos protege por inteiro.
Se o inferno conseguir tirar a sua paz, fica mais fácil te tirar da posição de mais que vencedor, da posição de descanso. Por isso, revista-se da armadura de Deus para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.
“pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12)
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário