
Neste artigo estudaremos a diferença entre Pedro e Judas Iscariotes e aplicação de suas histórias para entendimento da diferença entre arrependimento e remorso.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo – Atos 2:38
A traição de Judas Iscariotes e a negação de Pedro; a Bíblia narra essas duas histórias tristes sobre traição a Jesus com os personagens Judas e Pedro. Não vamos nos ater às histórias neste momento, mas sim nas consequências das ações após cada um destes discípulos cometer uma falha contra o Salvador.
Judas Iscariotes traiu Jesus com um beijo no rosto, entregando-o aos líderes da Igreja Judaica que queriam condená-lo. Por isso, ele recebeu trinta moedas de prata. (Conforme Mateus 26.14-15,47-49)
Pedro negou Jesus três vezes quando o Mestre estava sendo levado para condenação, dizendo que não o conhecia. (Conforme Lucas 22:54-62)
Vamos analisar qual a reação de cada um dos discípulos diante do erro cometido e descobrir qual a diferença entre eles.
As palavras Remorso e Arrependimento são semelhantes, mas não iguais, pois o resultado de cada um deles geram atitudes diferentes. Basicamente, remorso e arrependimento são semelhantes no sentido de, em ambos os casos, causarem um sentimento de pesar sobre um erro ou pecado cometido, mas se diferenciam na reação após sentir esse pesar.
Remorso: Além do pesar sobre o erro cometido, o remorso causa dor e aflição e, é acompanhado de orgulho, pois a pessoa se sente indigna de perdão e fica incapacitada de liberar seu coração da amargura, sempre remoendo em si, o sentimento de tristeza sobre a falha que cometeu, podendo lhe gerar graves feridas na alma e, até mesmo, fisicamente.
Arrependimento: Também é um processo de pesar e reflexão, mas quando é sentido, a pessoa é capaz de abrir o coração e receber o perdão, seja em relação a Deus ou em relação a família e amigos. O arrependimento possibilita reconciliação e traz leveza à alma.
Ao trair Jesus, Judas não se arrependeu, mas sim, sentiu remorso. Algumas versões de Bíblia diferenciam o termos e, nos trechos referentes a Judas, é utilizado a palavra REMORSO para descrever o sentimento sentido por ele após trair Jesus.
Judas poderia ter optado pela reconciliação, mas ele sentiu remorso, o que impossibilitou uma atitude de reconciliação com Jesus, pois ele sentiu orgulho e se sentiu indigno de perdão. Por isso, mesmo depois de ficar pesaroso sobre o erro cometido, Judas vai aos sacerdotes, devolve as moedas e, em seguida, acaba por tirar sua própria vida.
Ao negar Jesus, Pedro se sentiu arrependido. Quando percebeu seu erro, chorou amargamente (Lucas 22.62). Quando Pedro negou a Jesus, ele ficou triste, mas seu sentimento foi de arrependimento, pois estava disposto a voltar-se para Cristo.
O mais lindo em toda esta história é o momento da reconciliação que, diferente de Judas, que optou por não se reconciliar, Pedro, na primeira oportunidade, corre aos braços do Senhor do Perdão.
Em João 21 resumidamente temos:
Após a morte de Jesus, os discípulos estavam entristecidos, e Pedro com alguns deles resolvem ir pescar. Ademais, passaram a noite toda tentando pescar e não pegaram sequer um peixe.
De repente, um homem aparece ao longe e sugere: Lancem as redes do outro lado. Os pescadores acataram a sugestão e, quando o fizeram, vieram tantos peixes que eles não conseguiam carregar.
Neste momento que eles reconhecem que o Homem era Cristo ressuscitado. Pedro, com sua natureza impulsiva e seu coração quebrantado, se lança no mar e vai, mais do que depressa, se encontrar com Cristo, enquanto os outros discípulos o seguem de barco.
É neste cenário que acontece aquela famosa passagem bíblica em que Cristo pergunta: “Pedro, Tu me amas?” e Pedro responde: “Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que te amo!” (Conforme João 21.17)
Note que, depois de arrependido, Pedro corre para Jesus e nEle encontrou Perdão e Consolo.
O arrependimento na vida de Pedro lhe gerou grandes conquistas e muitos sinais e prodígios. Veja abaixo alguns destes a seguir sobre Pedro.
Foi impactado pela descida do Espírito Santo no histórico dia de Pentecostes subsequente à ascensão de Cristo. Após este revestimento Espiritual, Pedro põe-se em pé e começa a explicar o que estava acontecendo naquele dia. Era o cumprimento da profecia de Joel, como é possível ver em Atos 2.16-19.
Anunciou Cristo que morreu e ressuscitou à multidão e, faz-lhes o apelo ao arrependimento e perdão dos pecados através de Cristo. Observe que, após ele experimentar o perdão de Cristo após se arrepender, ele passar a anunciar esta Graça a outros. E esta pregação de Pedro é composta pelo versículo deste sermão: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).
Era um dos principais líderes da Igreja Primitiva, tornou-se um grande pescador de homens, conforme Jesus o disse. Após ouvirem o discurso de Pedro sobre a ressurreição de Jesus, em Atos 2, cerca de 3 mil pessoas se achegam a Cristo e em Atos 4, aproximadamente 5 mil pessoas. Foi preso várias vezes, mas também foi liberto de forma sobrenatural (Atos 12).
Através dele, foram feitos muitos sinais e prodígios. Sombra de Pedro (Atos 5.15,16); cura do coxo à porta Formosa (Atos 3.6); cura do paralítico Eneias, em cama há 8 anos (Atos 9.33-35); ressurreição da discípula Dorcas (Atos 9.36-42).
Todas as maravilhas realizadas através de Pedro foram para a honra e glória de Deus, mas elas só foram possíveis, pois Pedro se arrependeu e se reconciliou com o Pai do amor e perdão.
Entenda, o Pai Eterno tem perdão para nós e nos espera de braços abertos para te consolar, te fortalecer e te usar de forma maravilhosa. Não fuja dEle, corra para Ele. O mesmo Deus que fez de Pedro um canal de bênçãos, pode te usar e fluir através de você.
Deus tem perdão para nós. Façamos como Pedro, não sigamos o exemplo de Judas, pois o remorso o levou somente à perdição mas, siga o exemplo de Pedro e volte-se a Cristo com um coração arrependido.
Jesus é capaz de tirar todo o fardo do pecado e purificar de todo o mal. Todo aquele que se achegar a Cristo com um coração quebrantado e contrito receberá de Cristo perdão e salvação.
De nada serve o chamado, a autoridade, o poder e andar com Jesus, se não houver o sentimento de arrependimento quando houver falhas, pois, embora o Perdão de Cristo esteja à disposição, somente o coração quebrantado, contrito e sem orgulho é capaz de aceitar este pleno perdão.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário