
Nesta passagem, transcrita em Mateus 8:5-13, podemos aprender preciosas lições que nos levarão a compreender qual deve ser a nossa visão espiritual e o nível de fé que é agradável ao Senhor.
“E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” Mateus 8:5-13
Vemos que um centurião, a serviço do Império Romano, se aproximou do Senhor Jesus quando entrava na Cidade de Cafarnaum e suplicou-lhe a cura de seu servo.
Podemos perceber que havia no coração do centurião grande compaixão e disposição de vontade para buscar ajuda em favor do seu criado. Deus se agrada quando intercedemos e buscamos ao Senhor para socorrer aos nossos irmãos em aflição.
Quando Jesus respondeu que iria atendê-lo, indo até ao criado para lhe dar saúde, o centurião, imediatamente, o impediu dizendo não ser digno para que Jesus entrasse em sua casa. O oficial reconheceu a sua condição diante de Jesus e se humilhou admitindo que não era digno, assim como todos nós perante o Senhor.
Não podemos nos aproximar de Jesus exaltados, como merecedores de Seu favor, invocando justiça própria ou superioridade comparada a outras pessoas.
Veja na Parábola do Fariseu e do Publicano (Lucas 18:8-14), em que Jesus ensina como devemos nos aproximar de Deus em oração. Ao sermos humildes de espírito, podemos esperar ser exaltados por Ele.
“Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” Mateus 23:12.
Em seguida, o centurião disse que bastaria uma palavra de Jesus para que o seu servo fosse curado. Ele reconhecia a autoridade de Jesus. Essa declaração surpreendeu ao Senhor que testificou jamais havia achado tamanha fé, mesmo em Israel.
Deus criou o universo através da sua palavra. Jesus é a Palavra e tudo começou a existir por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. O Evangelho descreve acerca de Jesus.
“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” (João 1:1-3)
Ao confiar que apenas uma palavra de Jesus sararia seu criado, o centurião reconheceu a dimensão do poder e da autoridade de Cristo sobre todas as coisas, uma palavra de Cristo pode transformar qualquer situação.
Assim devemos nos chegar a Jesus, crendo em sua palavra, confiantes no seu poder, reconhecendo que Ele é o Filho do Deus vivo e o Cabeça de todo poder e autoridade (Colossenses 2:10)
Os soldados romanos eram repudiados pelos judeus pela opressão que sofriam. Mas ao atender um centurião romano, Jesus ensina que todos podem se achegar a Ele, não importa quem seja.
O convite de Cristo não era restrito aos judeus, mas a todos. Muitos judeus não creram em Cristo, mas muitos outros povos creram e terão entrada no Reino de Deus. Assim ocorreu com o centurião romano do relato bíblico que creu e maravilhou a Jesus!
A fé triunfa quando é movida pelo amor. Quando age e se expressa com palavras sábias, em humildade. Quando recorre à Pessoa certa e não se confunde com outros caminhos, porque reconhece Aquele tem toda a autoridade nos Céus e na Terra. O que possui tal fé alegra ao coração de Deus e jamais sairá sem uma resposta do Salvador.
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário