
As pessoas que vivem com a mentalidade de vítima não conseguem alcançar seus objetivos, realizar-se profissionalmente, manter relacionamentos saudáveis consigo mesmas, com Deus e com o próximo. Enfim, nunca se sentem plenas e felizes.
A mentalidade e o comportamento de vítima constituem os principais obstáculos para um viver proveitoso. A pessoa que sempre se comporta como vítima acredita que seu destino é ser infeliz.
Sua tendência é ver sempre o lado negativo de tudo, imaginar que o “sistema” está contra ela, buscar refúgio o tempo todo em “zonas de conforto” psicológicas, ou seja, espaços inferiores onde ela se instala na inação ou na passividade, seja por preguiça mental ou por comodismo.
A pessoa que mantém a mentalidade de vítima é imatura emocionalmente e torna-se uma eterna insatisfeita. Isso acontece quando ela rejeita toda a responsabilidade por sua existência e suas decisões. Defino responsabilidade como a capacidade de encarar com inteligência, sabedoria, iniciativa, criatividade, coragem, determinação e amor tudo o que aparece em nossa vida.
Isso porque a maior liberdade da qual podemos desfrutar é a escolha dos nossos pensamentos e das nossas atitudes em todos os momentos. Recusar essa escolha é sujeitar-se ao papel de vítima. Assumi-la plenamente é abrir o seu ser para o crescimento interior, tornando-se maduro emocionalmente e aceitando a possibilidade de ser feliz consigo mesmo, com Deus e com o próximo.
As Escrituras nos incentivam a sermos otimistas, alegres e perseverantes, mesmo em momentos de adversidades, como está escrito em Tiago 1.2-5: Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.
Na Bíblia há exemplos maravilhosos de homens e mulheres que foram otimistas e assumiram a responsabilidade de serem felizes, como Josué e Calebe, José, Daniel, Débora, Ester Abigail, Rute e Noemi, Paulo, Tiago, Pedro e Jesus.
Todos entenderam a importância de viver com coragem, fé, amor, determinação e propósito e adotaram essa postura, superando e vencendo os obstáculos sem tornarem-se vítimas. Faça o mesmo e seja feliz!
Mudar a forma como você pensa não é simples, porém, é possível, necessário e indispensável para mudar a maneira como você se enxerga e vê o mundo ao seu redor. Mudança de mente faz parte do processo de ser cristão. Tudo começa na mente. Quando olhamos para a Palavra de Deus, encontramos vários versículos nos encorajando a considerarmos o poder dos pensamentos e a necessidade de mudá-los:
1 Coríntios 2.16 nos diz: Mas nós temos a mente de Cristo.
Romanos 12.2: Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar….
Não devemos simplesmente continuar da mesma maneira, pensando os mesmos velhos pensamentos. Devemos mudar nossa mentalidade! Precisamos abandonar a maneira imatura de falar, sentir e pensar e passar a pensar e agir como pessoas emocionalmente maduras. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança (1 Co 13.11).
A Bíblia não nega que existem vítimas na vida: A verdade é que o Senhor vê quem sofre desgraça e tristeza e é explorado. Por isso, Senhor, o homem pobre e sem recursos confia absolutamente no Senhor. O Senhor é o protetor do órfão! (Sl 10.14 NBV-P).
Existem pessoas que foram genuinamente vitimadas por outras pessoas. Mas o salmista nos diz para nos comprometermos com Deus. Ele não é apenas capaz de ajudar uma pessoa vitimizada, mas alguém que foi influenciado por uma mentalidade de vítima.
A mentalidade de vítima é quando você culpa todo mundo pelo que acontece em seu mundo.
A mentalidade de vítima é quando uma pessoa pensa que o futuro só reserva coisas ruins para ela.
Satanás quer que todo crente pense que os outros causam coisas ruins em sua vida. No final das contas, ele quer você amargo, implacável. Ele quer você constantemente chateado com as coisas. Ele quer que você sinta que não pode fazer nada a respeito, que sua vida nunca vai mudar. Você sempre será uma vítima. Você nunca receberá um tratamento justo.
É assim que pensa alguém com mentalidade de vítima. Eles literalmente acreditam em muitas mentiras e falsidades.
Vamos deixar a mentalidade de vítima por um momento e ter pensamentos que sejam verdadeiros. A vida acontece. Chove sobre justos e injustos. Como ser humano em um planeta decaído, você experimentará seu quinhão de dores. E Satanás quer que você acredite que, na maioria das vezes, quando coisas ruins acontecem conosco, não temos controle, não temos recurso, a não ser para sentir pena de nós mesmos.
Deus não quer que o seu momento de vitimização se torne uma mentalidade que afetará toda a sua vida. Deus quer que você tenha uma mentalidade diferente. Ele quer que você tenha uma mentalidade de vencedor!
Ele quer que você diga: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Ele quer que você seja mais do que um vencedor por meio de Cristo. Ele quer que você se livre da raiva, da amargura, da vingança e da malícia. Deus quer que você tenha a mentalidade dele!
Você tem a mentalidade de uma vítima ou de um vencedor?
SEJA ABENÇOADO !

Deixe um comentário